quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Monges Tibetanos estiveram na Quinta da Regaleira

Segundo a agência noticiosa Lusa, na sequência da 8ª Tour Pela Paz Interior, os monges tibetanos da Universidade Monástica Gaden Shartse, estiveram no passado dia 1, na Quinta da Regaleira, em Sintra, onde realizaram uma cerimónia de purificação abençoando mais de uma centena de pessoas. Ainda não eram oito da manhã e os monges já preparavam o espaço que iria receber várias pessoas para a primeira cerimónia em Portugal.

O monge Pempa Namgyal explicou à agência Lusa que o objectivo destes encontros é "partilhar experiências e conhecimentos": abandonaram o mosteiro no início do ano e desde então andam em tour para divulgar alguns conhecimentos tibetanos sobre medicina, psicologia, filosofia e astrologia do Tibete através de oficinas/ateliers e conferências.

"É fantástico o que está a acontecer lá dentro. Eles estão a fazer uma mandala com um requinte fantástico", disse à Lusa Cristina Leiria, uma das participantes, pouco antes de começar o início da cerimónia da purificação.

Para a artista plástica, "isto tem uma grande profundidade e uma grande espiritualidade".

Num dos muitos recantos da Quinta da Regaleira, os monges realizaram uma cerimónia da purificação num palco improvisado, perante uma plateia hipnotizada pelo "poder da voz".

Cristina Leiria observou que se aprende "muito com o que eles dizem e com os seus cânticos. Fechando os olhos, entrando no mais profundo do nosso íntimo, sente-se uma paz extraordinária: aquelas vozes, os sons do canto, as vibrações e as energias que eles nos passam é muito boa, traz muita serenidade e eu sinto-me bem na serenidade".

Os monges vão ficar hospedados em cinco centros de desenvolvimento pessoal, situados na Parede, S. Domingos de Rama e Lisboa.

"Os espetáculos em geral são com donativos sugeridos, não há imposição obrigatória de pagar, mas a ideia é ajudar a cultura tibetana e o próprio mosteiro deles, que é o maior mosteiro monástico universitário da linhagem do Dalai Lama", lembrou Margarida Castro.

Segundo a responsável portuguesa, "este foi o primeiro grupo a ser abençoado pelo Dalai Lama para sair em Tour", e em Portugal vai ainda realizar conferências.

Sem comentários:

Enviar um comentário